quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A Diferença entre Sérvios e Croatas

 

Retomarei aqui a discussão sobre identidade que iniciamos com a leitura do texto da Kathryn Woodward, Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual.
Nesse texto ela usa como exemplo para tentar explicar o conceito de identidade a questão dos sérvios e croatas na Bósnia. Vocês sabem qual é a diferença entre sérvios e croatas? Pois então, é justamente a diferença. Um croata é um croata por que não é um sérvio. Se você é um sérvio, não pode ser um croata. Ambos são povos de mesma origem, a antiga Iugoslávia, tem base na mesma cultura balcânica, se situam no mesmo território, estudaram nas mesmas escolas, paqueravam as mesmas garotas, mas no entanto todos os dias entram em guerra, não por disputar algo, mas por se classificarem diferentes. Os sérvios pensam que os croatas se acham melhores que os sérvios e, embora estando em conflito de identidades, reconhecem, ao mesmo tempo, que não existe diferença entre eles.
...eles negam aquilo que eles percebem como sendo a pretensa superioridade, vantagem dos croatas,os quais são, todos, reunidos sob o guarda-chuva da identidade nacional croata, constituindo-os, assim, como estranhos, e como “outros”.”
O conceito de Identidade está diretamente relacionado com Diferença. Sistemas simbólicos representativos dão sentido às identidades, sejam grupo, religião, partido político, etnia, tribo, cultura. E o que os identificam são exatamente as diferenças entre eles. Há sistemas que são identificados apenas pelas diferenças, isto é, apenas pela negação de características, como quando definimos um sérvio sendo um não croata, ou um ateu como não deísta.
Diferença \ Identidade
Sérvio
Croata
Simbolismo
não croata
croata

Diferença \ Identidade
Cristão
Hindu
Budista
Ateu
Credos
único deus
politeísta
não há personificação de deus
não existem deuses
Simbolismo
Jesus Cristo
vários deuses
Buda
a negação de todos os outros

Diferença \ Identidade
Liberalistas
Socialistas
Anarquistas
Simbolismo
visa crescimento econômico
visa crescimento social
negação dos outros

2 comentários:

  1. Olá Delilian,

    Achei excelente a tua forma de representar os conceitos através de um quadro comparativo.

    Um carinhoso abraço,
    Profa. Nádie

    ResponderExcluir
  2. Para qualquer europeu este artigo tem muitas falhas. Mas valeu o esforço de criar um blogue.

    ResponderExcluir